Skip to main content

Quem acompanha nosso blog já conhece a importância do cabeamento estruturado e seus benefícios para as empresas. Também já explicamos sobre os subsistemas do cabeamento estruturado e suas funções. Hoje, vamos explorar mais um elemento do cabeamento: os tipos de cabos.

Ao ver um rack com os equipamentos e o cabeamento estruturado, uma pessoa leiga pode achar que trata-se de um aglomerado de cabos idênticos. Mas, na realidade, existem vários tipos de cabos utilizados em infraestruturas de TI e redes.

Cada um tem função, características e aplicações distintas. Neste post, vamos conhecer melhor quais são esses tipos e em que tipo de projetos são utilizados. Acompanhe!

Quer saber mais sobre um tipo de cabo específico? Clique no índice abaixo:
Cabo coaxial
Cabo de par trançado
Fibra óptica
Qual é o melhor para minha rede?
Este post ajudou você?

Cabo coaxial

Este cabo tem capacidade de transmissão de dados com taxa de até 10 megabits por segundo. É amplamente empregado por provedores de internet para conectar uma rede local à web.

Esse foi um dos primeiros cabos a serem utilizados em redes locais e é normalmente conectado ao roteador. Como tem uma boa velocidade, também é usado na transmissão de imagens de TV. Se você assina TV a cabo, por exemplo, certamente utiliza um cabo desses na sua televisão.

Cabo de par trançado

Também chamados de UTP, começaram a ser utilizados nos anos 90 com o objetivo de substituir os cabos coaxiais pois são mais resistentes e flexíveis. Hoje em dia, são os mais utilizados e conhecidos. O popular cabo de rede azul, por exemplo, é um cabo desse tipo.

Além de melhor resistência e flexibilidade, o cabo de par trançado também apresenta melhor velocidade de transmissão, atingindo até 10 gigabits.

Esses cabos, feitos de cobre, são revestidos por um plástico isolante e entrelaçados em pares para evitar a interferência (daí o nome de par trançado). Dividem-se em várias categorias, de acordo com a frequência que suportam, de Categoria 1 a Categoria 6 (Cat. 1 a Cat. 6).

Fibra óptica

Trata-se de um fio bastante fino, feito a partir de material transparente (em geral o plástico ou vidro). Diferentemente dos outros tipos de cabo, por essas fibras não é transmitida a eletricidade, mas sim pulsos de luz por meio de laser ou LED.

A fibra óptica tem se popularizado e permite o envio de grande volume de dados a longas distâncias com velocidade bem superior aos cabos convencionais.

Outra vantagem da fibra óptica é que ela não sofre interferência eletromagnética (por não transmitir pulsos elétricos), o que faz com que haja pouquíssima perda de sinal.

Por fim, as fibras ópticas também são mais vantajosas do ponto de vista da segurança, pois eliminam o risco de curto circuito por não utilizarem eletricidade. Pelo mesmo motivo, sofrem menos desgaste.

Qual é o melhor para minha rede?

O melhor cabeamento para sua rede vai depender das características do projeto, da infraestrutura local, do ambiente, necessidades da rede, entre outros fatores. Para garantir que seu projeto de rede e cabeamento estruturado sejam feitos com a máxima qualidade, pesquise profissionais de qualidade e com experiência comprovada no mercado.

Se você precisa de ajuda para montar ou executar um projeto de rede com máxima qualidade, conte com a experiência de mais de 20 anos de mercado da Onlytel. Nossos projetos são personalizados e buscamos sempre a melhor solução para as suas necessidades.

Este post ajudou você?

Se este artigo ajudou você a entender melhor sobre as diferenças e características dos principais cabos utilizados em redes, leia também outros posts sobre cabeamento estruturado no blog da Onlytel.