Se você acompanha nossos artigos, já sabe que a telefonia IP é aquela que usa a internet para transmitir voz (e também vídeo) e apresenta uma série de benefícios sobre a telefonia tradicional, como redução de custos, melhor gerenciamento de ligações.
A esta altura você pode estar interessado em utilizar a telefonia IP na sua empresa, mas não faz ideia de como migrar. Se este é o seu caso, acompanhe este post, em que iremos esclarecer suas dúvidas.
Se quiser ler diretamente um tópico específico, clique no índice:
Requisitos necessários
Quais dispositivos são compatíveis com a telefonia IP?
Adaptador ATA
Telefone IP
Softphone
Aplicativos para celulares
Como migrar fazendo a escolha certa?
Que tal migrar sua empresa para a telefonia IP?
Requisitos necessários
Migrar para a telefonia IP é mais fácil do que parece. Na realidade, você precisa basicamente de dois elementos: conexão à internet e um dispositivo de acesso, que pode ser desde um telefone tradicional, telefones específicos para VoIP e até o celular.
Quais dispositivos são compatíveis com a telefonia IP?
Conforme vimos, para utilizar a telefonia IP, basta ter acesso à internet e um dispositivo compatível. A seguir, apresentamos as principais alternativas de equipamentos para VoIP:
Adaptador ATA
Para quem já possui diversos aparelhos de telefone tradicionais e não pretende investir em equipamentos novos, os adaptadores ATA são uma solução interessante.
Esses adaptadores permitem utilizar a tecnologia de telefonia IP com aparelhos analógicos convencionais. Assim você não precisa trocar os telefones que já possui.
Telefone IP
São aparelhos telefônicos com aparência semelhante aos tradicionais, porém já possuem entrada para o cabo de rede de internet e oferecem suporte completo para as funções da telefonia IP, como chamadas de vídeo.
Softphone
Trata-se de aplicativos para celular ou computadores fornecidos pelas operadoras de telefonia IP e que permitem realizar as ligações IP. Dessa forma, não é necessário nem ao menos ter o equipamento telefônico físico.
O softphone é muito usado em call centers para que os operadores possam fazer as ligações enquanto acompanham as informações sobre a chamada na tela do computador.
Para quem pretende utilizar a telefonia IP no celular, o softphone também é a alternativa mais viável. Por meio desse recurso, você pode atender chamadas para o telefone fixo da sua empresa no seu celular, por exemplo.
Aplicativos para celulares
Praticamente todo aplicativo de comunicação atualmente utiliza alguma forma de chamada por IP.
A diferença entre aplicativos como WhatsApp e Skype para aplicativos próprios de operadoras IP, como os softphones, é que os aplicativos próprios oferecem mais funções focadas no gerenciamento, gravação de ligações, integração com CRM, redirecionamentos e ramais.
Por outro lado, aplicativos simples de VoIP oferecem apenas a funcionalidade básica de ligações de áudio e vídeo. Estes são mais indicados para o uso doméstico, enquanto os softphones são voltados para o uso empresarial.
Como migrar fazendo a escolha certa?
Apesar de ser simples migrar para a telefonia IP, a melhor forma de ter certeza de que está contratando a operadora que melhor atende suas necessidades e fazendo a instalação mais eficiente é contar com o serviço de empresas especializadas em telefonia IP.
Na Onlytel, cada projeto é personalizado e planejado de acordo com as necessidades reais de cada cliente. Além da redução de custos, levamos em conta o tipo de uso e como otimizar processos, oferecendo sempre a melhor solução.
Que tal migrar sua empresa para a telefonia IP?
Se você gostou do artigo e tem interesse em migrar para a telefonia IP, entre em contato com a Onlytel. Atuamos há mais de 20 anos no mercado, sempre com as melhores soluções.
Leia também:
Benefícios de integrar VOIP e CRM
O que é Número Virtual VoIP e Quais os Benefícios para a sua Empresa
Como as Soluções VoIP estão Ajudando as Empresas na Pandemia
Histórias de Sucesso: Como VoIP reduz custos na prática