O reconhecimento facial é uma das tecnologias mais modernas presentes em alguns sistemas CFTV IP. Ele é capaz de identificar e reconhecer rostos nas imagens e seu uso vem crescendo na área da segurança, tanto pelo poder público quanto por empresas privadas.
Neste post, vamos explorar esse assunto com mais detalhes e entender como funciona o reconhecimento facial no CFTV IP e em que situações essa tecnologia pode ser aplicada para reforçar a segurança. Acompanhe!
Quer ler sobre um tópico específico? Clique no índice:
O que é e como funciona o reconhecimento facial
Reconhecimento facial e segurança pública
Reconhecimento facial e segurança privada
Reconhecimento facial pode ser usado para vender mais?
Recursos de reconhecimento facial no CFTV IP
Cara, crachá. Cara, crachá.
Gostou do post?
O que é e como funciona o reconhecimento facial
A tecnologia de reconhecimento facial tem se popularizado graças aos avanços na inteligência artificial e aprendizado de máquina. Com o uso da inteligência artificial, é possível treinar um sistema para analisar uma série de fotos de pessoas e reconhecer seus rostos, mesmo que estejam em posições ou com expressões diferentes.
Essa tecnologia é semelhante a usada pelas redes sociais, por exemplo. Quando você posta uma foto e o aplicativo identifica seus amigos e já pergunta se você quer marcá-los, está usando um sistema de inteligência artificial que aprendeu a reconhecer essas pessoas.
O reconhecimento também é usado em alguns smartphones e notebooks para reconhecer o rosto do seu dono e desbloquear o equipamento. Portanto, é uma tecnologia que tem integrado nosso dia a dia.
Na área de segurança, a tecnologia de reconhecimento facial já está presente em algumas câmeras IP e é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos.
Reconhecimento facial e segurança pública
Segundo matéria veiculada pela Agência Brasil, em 2019 já havia pelo menos 37 iniciativas em cidades brasileiras usando o reconhecimento facial. O sistema de reconhecimento facial via CFTV IP já foi utilizado para o controle de fronteiras e também em aeroportos para identificar quem desembarca de voos internacionais em busca de suspeitos pela Receita Federal.
Outro sistema também já foi empregado em aeroportos para ajudar a identificar se o rosto das pessoas que estão embarcando confere com a do passaporte e evitar crimes.
Já na cidade de Porto Alegre, o sistema de câmeras com reconhecimento facial foi usado para evitar que pessoas usassem bilhetes de idosos, estudantes ou pessoas com deficiência sem ter direito a eles e identificar fraudes.
Em outros países, como China, Estados Unidos e Londres, o reconhecimento facial é utilizado em locais de ampla circulação, como metrôs, estádios, aeroportos e ruas de grande movimentação para identificar ações criminosas, como furtos, por exemplo.
Reconhecimento facial e segurança privada
Além do uso de câmeras IP com reconhecimento facial para auxiliar a segurança pública, empresas onde há grande circulação de pessoas também estão utilizando o recurso. É o caso de alguns shoppings, supermercados e até algumas empresas.
No âmbito empresarial, as câmeras com reconhecimento facial podem ser utilizadas para identificar os funcionários e visitantes que entram e saem da empresa.
Reconhecimento facial pode ser usado para vender mais?
O reconhecimento facial é utilizado, na maior parte das vezes, como medida de segurança, de forma a identificar suspeitos e crimes.
Porém, já existem casos de uso na estratégia de Marketing de algumas marcas para aumentar as vendas. Empresas como Hering e Ponto Frio já utilizaram câmeras com reconhecimento facial em suas lojas para identificar o sentimento e a satisfação dos consumidores em relação a produtos e ao atendimento recebido.
Com esses dados, as lojas podem mudar a disposição dos produtos nas prateleiras e vitrines, retirar produtos com reações negativas e identificar se é preciso melhorar o atendimento.
Recursos de reconhecimento facial no CFTV IP
Por utilizar inteligência artificial, as câmeras IP com reconhecimento facial oferecem uma série de recursos que auxiliam no dia a dia de quem precisa monitorar ambientes.
É possível cruzar a informação do rosto reconhecido com um banco de dados. Isso pode ser utilizado tanto para identificar se um funcionário tem permissão ou não para entrar em uma área restrita, por exemplo, ou mesmo se uma pessoa que chegou na portaria já tem cadastro de visitantes.
Algumas câmeras possuem recursos mais sofisticados que permitem identificar características como óculos, barba, cor da roupa, o gênero da pessoa e uma estimativa da idade.
Assim, é possível identificar uma criança perdida dos pais em um shopping, por exemplo. Um outro uso seria analisar o perfil de quem entra e compra na sua loja e entender quem é o seu público.
Cara, crachá. Cara, crachá.
O reconhecimento facial das câmeras IP pode ser utilizado com eficiência em diversos ambientes.
As câmeras IP são capazes de captar imagens coloridas mesmo com pouca luminosidade e o reconhecimento facial consegue captar mais de 30 pessoas por segundo.
Ótima performance mesmo que o ambiente monitorado tenha alto fluxo de pessoas transitando.
Gostou do post?
Se este artigo ajudou você a entender o que é a tecnologia de reconhecimento facial e ocmo ela pode ser aplicada no dia a dia, leia também outros posts sobre CFTV IP no blog da Onlytel.