Quem opta por instalar um Circuito Fechado de TV (CFTV) na empresa, condomínio ou residência está em busca de mais segurança e proteção. E para garantir que esse objetivo seja alcançado com eficiência, existem alguns cuidados que devem ser tomados tanto na hora da instalação quanto durante o uso do CFTV.
Neste post, elencamos os principais cuidados que você deve ter com seu CFTV. Confira!
Se quiser ir para um tópico específico, clique neste índice:
Local adequado para as câmeras
Manutenção dos equipamentos
Confira a capacidade de armazenamento do HD
Senhas fortes
Autenticação em dois fatores
Outubro é o mês do cuidado
Esse post foi útil para você?
Local adequado para as câmeras
Pode parecer óbvio, mas posicionar as câmeras em locais pouco estratégicos tira boa parte da eficácia e utilidade do CFTV.
Erros durante esse processo podem criar pontos cegos (locais onde não é possível ver pelas câmeras) ou pontos de obstrução (locais em que objetos atrapalham a visualização do que acontece).
Mas como selecionar os lugares ideais? É aí que o auxílio de uma boa equipe especializada e experiente em sistemas de segurança é fundamental.
A escolha das câmeras e seu posicionamento é um dos pontos mais sensíveis para que o sistema de segurança seja realmente eficaz. Portanto, escolha seu fornecedor que irá projetar e instalar o sistema com muito cuidado.
Manutenção dos equipamentos
Já imaginou precisar das imagens das câmeras para comprovar algo ou identificar um suspeito e descobrir que o equipamento não estava filmando direito ou que o aparelho de gravação falhou?
Não basta instalar um bom projeto de CFTV no seu local, é preciso cuidar dos equipamentos, com manutenção preventiva e corretiva.
Verifique com seu fornecedor de CFTV se ele oferece serviço e faça a manutenção preventiva tanto das câmeras IP quanto dos NVR (equipamentos que fazem a gravação).
Confira a capacidade de armazenamento do HD
O ideal é ter espaço para armazenar pelo menos 30 dias de gravações. Por isso, vale a pena investir em HDs com espaço suficiente para manter um bom histórico das imagens, principalmente se você utiliza câmeras com resolução muito alta.
Senhas fortes
Use senhas fortes para o acesso às configurações dos aparelhos e para o acesso às imagens das câmeras.
Os sistemas CFTV IP permitem que as imagens sejam visualizadas pelo celular ou computador. Por isso, crie senhas robustas para garantir que só você ou as pessoas autorizadas tenham acesso às gravações.
Autenticação em dois fatores
É uma camada de proteção adicional à senha. Se sua senha for descoberta, ainda será necessário uma autorização a mais. É altamente recomendável usar a autenticação em dois fatores se o sistema do seu CFTV IP suportar a função.
Outubro é o mês do cuidado
Agora que você já sabe quais cuidados ter com o CFTV e melhorar sua proteção, queremos usar esse espaço para chamar a atenção para outro tipo de cuidado.
Outubro é o mês do cuidado com a saúde da mulher e da luta contra o câncer de mama. No mundo inteiro, o mês ficou conhecido como Outubro Rosa. E também nesse assunto, a prevenção é sempre a melhor solução.
A maioria dos casos podem ser curados quando o diagnóstico é feito no início. Converse com as mulheres da sua vida e abrace também essa causa.
Esse post foi útil para você?
Se este artigo ajudou você a entender quais cuidados tomar para seu CFTV ofereça mais segurança e proteção, leia também outros posts sobre CFTV IP no blog da Onlytel.