O sistema VoIP oferece diversos benefícios para as empresas, como redução de custos, mobilidade, versatilidade, integração com CRM, recursos de de relatórios de usos e muito mais.
Mas como todo recurso que utiliza a internet como plataforma, também requer alguns cuidados quanto à segurança. Neste post, listamos algumas dicas do que você pode fazer para melhorar a segurança do seu sistema VoIP, acompanhe:
Se quiser ir para um tópico específico, clique neste índice:
Separar dados e voz
Manter softwares e infraestrutura atualizados
Cuidar da segurança da rede
Fique atento a novas ameaças
Monitorar o desempenho do serviço
Novembro é o mês do cuidado
Esse post foi útil para você?
Separar dados e voz
Uma alternativa para melhorar a segurança é separar o tráfego de dados e do VoIP. Assim, ameaças ou ataques a um canal não terão interferência no outro. Além disso, é possível usar ferramentas específicas para cada serviço.
Algumas ferramentas específicas para dados e redes não são tão eficientes para proteger os sistemas VoIP, por exemplo. Existem, para esses casos, ferramentas específicas para a proteção de redes VoIP.
Manter softwares e infraestrutura atualizados
As atualizações de softwares, em geral, trazem correções de bugs e vulnerabilidades. Por isso, é sempre importante manter os sistemas atualizados.
Além disso, trabalhar com equipamentos novos e atualizar a infraestrutura também ajuda a reforçar a segurança.
Cuidar da segurança da rede
Uma dica para qualquer pessoa que trabalha com redes de internet é não abrir mão de um bom firewall. Esse serviço ajuda a proteger contra ataques e limita o acesso a portas, ajudando a evitar invasões e serviços maliciosos.
Como o VoIP depende da internet, se sua rede sofrer ataques ou estiver comprometida, o desempenho e a segurança do VoIP também serão afetados.
Fique atento a novas ameaças
Quem trabalha com a tecnologia VoIP não pode deixar de acompanhar as novidades desse mundo. Isso inclui também notícias sobre novos tipos de ameaças e as melhores maneiras de evitá-las.
Além disso, um bom fornecedor deve alertar os clientes sobre possíveis riscos e adotar as medidas necessárias para proteger a rede e a infraestrutura. Oferecer atualização de equipamentos e softwares e orientar quanto a boas práticas de segurança.
Monitorar o desempenho do serviço
Cuidar do monitoramento da rede de voz permite identificar instabilidades, atrasos e latências que podem prejudicar a qualidade das ligações.
Com a monitoração, fica mais fácil identificar as causas desses erros e propor as soluções adequadas.
Novembro é o mês do cuidado
Agora que você já aprendeu as principais dicas para proteger sua rede VoIP, queremos usar esse espaço para chamar a atenção para outro tipo de cuidado.
Novembro é o mês mundial do cuidado com a saúde do homem e da luta contra o câncer de próstata. No mundo inteiro, o mês ficou conhecido como Novembro Azul. E também nesse assunto, a prevenção é sempre a melhor solução.
A maioria dos casos podem ser curados quando o diagnóstico é feito no início Por isso, deixe o preconceito de lado e abrace também essa causa.
Esse post foi útil para você?
Se este artigo ajudou você a entender quais cuidados tomar para proteger sua rede VoIP, leia também outros posts sobre VOIP no blog da Onlytel.