O essencial deste artigo

> O cabeamento estruturado é uma forma padronizada de organizar cabos e conectores que transmitem o sinal de internet, voz, telefonia, áudio e vídeo na sua empresa.

> O cabeamento estruturado traz uma série de benefícios em termos de eficiência e redução de custos.

> Os principais benefícios incluem mais flexibilidade para se adaptar a mudanças no layout da empresa, incluir novas tecnologias e equipamentos, melhor performance da rede e menos custos com manutenção, além de diminuir a probabilidade de falhas e lentidão na rede.

Você seria capaz de imaginar uma empresa, nos dias atuais, que simplesmente decidisse abolir todos os processos e critérios de organização? Tudo seria feito conforme fosse sendo necessário, cada hora de um jeito. 

O quão eficiente seria uma empresa assim? Quanto tempo levaria para encontrar documentos, produtos ou informações importantes nessa empresa? E mais: será que essa empresa duraria muito tempo administrando seus recursos dessa forma? 

Após esse exercício de imaginação você deve estar se perguntando: “mas o que essa empresa caótica tem a ver com cabeamento estruturado?” E a resposta é: muito mais do que você imagina. 

Saiba o motivo neste post, além de descobrir por que é importante usar o cabeamento estruturado na sua empresa. Confira: 

O que é cabeamento estruturado

Por que usar cabeamento estruturado?

Flexibilidade e redução de custos com novas instalações

Agilidade e melhor performance na transmissão de dados

Manutenção mais fácil e com menor custo

Redução drástica de problemas com a rede

Conclusão

O que é cabeamento estruturado

De forma simples, cabeamento estruturado é uma forma padronizada de organização de conectores e meios de transmissão de internet, wi-fi, voz, telefonia, áudio, vídeo e qualquer sinal que envolva dados.

O cabeamento estruturado é como os processos da sua organização: ele padroniza e organiza a infraestrutura que transmite diversos tipos de dados. Ao transformar o desarranjo da imagem da esquerda em algo estruturado, a empresa ganha em eficiência e custos.

Essa padronização segue normas técnicas internacionais específicas e, assim como os processos e a organização em uma empresa, é essencial, pois oferece uma série de benefícios em termos de eficiência e economia de custos. É sobre esses benefícios que iremos falar a seguir. Acompanhe. 

Por que usar cabeamento estruturado?

Nas empresas, os processos organizam como as tarefas são feitas e os serviços prestados, sempre com foco na eficiência e no melhor atendimento aos objetivos. 

De forma semelhante, o cabeamento estruturado é como aplicar processos específicos para a sua infraestrutura de redes e dados em vez de deixar tudo de forma desorganizada.  

Veja os principais benefícios de se adotar o cabeamento estruturado: 

Flexibilidade e redução de custos com novas instalações

O sistema de cabeamento estruturado é pensado para ser flexível e se adaptar a mudanças no layout da sua empresa e também para permitir a inclusão de novos aparelhos e tecnologias no sistema. 

Assim, se for necessário reorganizar o posicionamento de equipamentos ou colaboradores, instalar novas máquinas ou mesmo atualizar a tecnologia utilizada, você terá custos menores e mais facilidade para efetuar essas mudanças com cabeamento estruturado. 

Agilidade e melhor performance na transmissão de dados

Assim como é mais fácil e rápido encontrar objetos em um ambiente organizado, ao utilizar o sistema de cabeamento estruturado, sua rede se torna mais ágil e menos suscetível a lentidão. 

Nesse sentido, sua empresa terá bem menos problemas de rede indisponível, lentidão para acessar a internet ou arquivos no servidor ou na fila de impressão, por exemplo. E mais performance na sua rede significa menos perda de tempo. 

Manutenção mais fácil e com menor custo

Fazer manutenção em um sistema de cabeamento estruturado é mais simples. Devido à padronização, é mais fácil encontrar os erros e consertar problemas. Além disso, pontos defeituosos podem ser isolados e recuperados mais facilmente.  Com isso, o custo da manutenção também diminui, já que serão gastas menos horas. 

Redução drástica de problemas com a rede

Estudos indicam que cerca de 70% dos problemas que ocorrem em uma rede de computadores são causados pela falta de um bom sistema de cabeamento estruturado. 

Problemas com a rede podem incluir a impossibilidade de imprimir documentos importantes em impressoras ligadas à rede, deixar sistemas e arquivos inacessíveis e tornar o acesso mais lento. 

Assim, investir em um bom sistema de cabeamento estruturado também é uma maneira de evitar prejuízos em decorrência de falhas da rede. 

Conclusão

Contar com um bom sistema de cabeamento estruturado é essencial para qualquer empresa atualmente. 

Além de oferecer melhor performance para a rede, o que impacta diretamente no trabalho realizado, o cabeamento também traz flexibilidade para se adaptar a novas tecnologias e a mudanças no layout da organização, como expansões.  Se você gostou do post e precisa de ajuda para implementar um sistema de cabeamento estruturado na sua empresa com materiais de primeira linha, atendimento às principais normas e profissionais certificados junto aos principais fabricantes, entre em contato com a Onlytel. Temos sempre a melhor solução para você.