Skip to main content
O essencial deste artigo

> Diversos modelos de câmeras foram surgindo para atender as necessidades dos projetos de CFTV.

> As câmeras que compõem os sistemas CFTV são projetadas levando em conta as características dos projetos e dos ambientes que serão monitorados.

> Existem câmeras para monitoramento interno, externo e aquelas mais discretas que se integram ao ambiente e modelos mais ostensivos.

> Existem também câmeras que utilizam o protocolo IP para transmitir imagens via internet, com ótima resolução e recursos.

O PABX é uma tecnologia que funciona como uma central telefônica. Basicamente, são aparelhos que criam diversos ramais a partir de uma linha telefônica.

A introdução do PABX nas empresas ajudou a reduzir drasticamente os custos, pois antes era preciso que a empresa pagasse por diversas linhas individualmente para que cada setor tivesse seu telefone.

Com os ramais, tudo ficou mais simples. Agora era possível que cada departamento tivesse seu ramal e pudesse se comunicar com outros ramais internos, além de fazer e receber chamadas externas.

Atualmente, com a evolução da internet e da tecnologia VoIP, o sistema PABX passou a estar disponível também de forma digital em nuvem. E com o PABX em Nuvem, a redução de custos é ainda maior.

É sobre essa tecnologia e suas vantagens que vamos falar neste post. Confira!

Você vai aprender durante a leitura:

O que é PABX em Nuvem?
Benefícios do PABX em Nuvem

O que é PABX em Nuvem?

O PABX em Nuvem substitui o tradicional aparelho de PABX pela telefonia em Nuvem. Dessa forma, em vez de ficar instalada em servidores nas dependências físicas da empresa, a central telefônica fica armazenada em um servidor na internet.

O funcionamento é semelhante a outros serviços em nuvem. Quando você cria e edita documentos na nuvem, por exemplo, está acessando o documento de um computador remoto, através da internet, e não a partir do seu computador.

Com a telefonia em nuvem é parecido. A central telefônica está instalada em um computador remoto e é acessada via internet. Além disso, as ligações são feitas por VoIP, ou seja, transmissão de voz sobre o protocolo IP.

Dessa maneira, assim como você consegue acessar seus documentos na nuvem de qualquer aparelho conectado à internet, também é possível utilizar o PABX em Nuvem de qualquer lugar. Isso, por si só, já confere uma série de benefícios a essa tecnologia.

Pense em um colaborador trabalhando em home office, por exemplo. Ele poderia receber ligações em seu ramal mesmo estando em casa, contanto que estivesse com acesso à internet.

No próximo tópico, vamos analisar melhor os principais benefícios do PABX em Nuvem para sua empresa.

Benefícios do PABX em Nuvem

Redução de custos

Como já explicamos em outros posts, as ligações na telefonia IP têm custos mais baixos que os da telefonia convencional. Chamadas entre filiais que utilizam telefonia IP, por exemplo, são gratuitas e ligações de longa distância (DDD) são bem mais acessíveis.

Alta Qualidade da chamada

Como utilizam a tecnologia VoIP, as ligações controladas pelo PABX em Nuvem apresentam qualidade superior a dos telefones analógicos convencionais. Ao selecionar boas operadoras e telefones IP, você poderá fazer ligações com qualidade de áudio em alta definição (HD).

Investimento menor

Além de tarifas menores, o VoIP também requer investimento inicial menor. Isso porque não será necessário construir a infraestrutura de servidores. Além disso, em alguns casos é possível inclusive utilizar os aparelhos telefônicos que sua empresa já possui com o auxílio de adaptadores.

Flexibilidade e acessibilidade

O PABX em Nuvem pode ser utilizado por empresas de qualquer porte. Para pequenos negócios, é uma ótima opção devido ao baixo custo de instalação e utilização. Além disso, é possível fazer a expansão sem grandes investimentos, ou seja, não compromete o capital da empresa.

Já empresas maiores podem se beneficiar de recursos como integração a sistemas de CRM (Relacionamento com o Cliente), Help Desk e recursos sofisticados de gerenciamento e controle.

Mobilidade

Como o sistema está hospedado na nuvem, pode ser acessado de qualquer lugar com acesso à internet, e tanto de computadores, telefones IP ou celulares.

Assim, caso sua empresa mude de endereço, por exemplo, não terá de migrar a infraestrutura de telefonia. Da mesma forma, colaboradores em home office podem acessar o sistema normalmente de suas casas.

Serviços inteligentes

O PABX em Nuvem representa o que há de mais sofisticado em telefonia e oferecem diversos serviços que profissionalizam a sua empresa.

Por exemplo, é possível gravar as ligações, criar filas de espera, criar menus interativos (digite 01 para setor financeiro, 02 para suporte técnico, etc).

O PABX em Nuvem também conta com sistemas URA, ou seja, atendimento automatizado. Assim que o cliente liga para o número da empresa, é atendido por uma gravação de boas vindas, que apresenta as opções disponíveis, transfere para o ramal selecionado ou informa sobre a posição na fila, por exemplo.

Além disso, os gestores têm acesso a relatórios em tempo real sobre o uso dos telefones com diversas métricas que podem ser utilizadas para otimizar estratégias e tomar melhores decisões.

Gostou do post?

Se você se interessou pelas vantagens e funcionalidades do PABX em Nuvem, leia também nossos outros artigos sobre telefonia IP e benefícios para sua empresa. Para começar a reduzir custos com  as suas ligações, entre em contato com a Onlytel. Atuamos há 21 anos no mercado e temos sempre a melhor solução para você.

Quer saber mais sobre este produto ou serviço? Entre em contato:

    * Campos obrigatórios.