O essencial deste artigo

> A telefonia IP ou VoIP usa a rede de dados e a internet para a comunicação telefônicas, proporcionando alta disponibilidade do serviço e permitindo reduzir significativamente os custos com ligações.

> Implementar o sistema é simples e não requer grandes alterações de infraestrutura nem investimentos de alto valor.

> Entre as principais vantagens estão a redução considerável de custos com ligações, a mobilidade e a versatilidade que o sistema entrega.

O modo como fazemos ligações telefônicas vem se transformando rapidamente. Dos antigos telefones a disco ao smartphone, muita coisa mudou e muita tecnologia evoluiu. 

Quando pensamos no ambiente corporativo, porém, talvez essa evolução não seja tão conhecida. Na sua empresa você ainda utiliza o telefone como há anos atrás? 

Neste post, vamos explicar o que é telefonia IP /VOIP e como essas tecnologias podem reduzir consideravelmente os custos de telefonia da sua empresa, além de oferecem outros benefícios, como mais mobilidade e versatilidade.

Confira o que você vai ler no artigo: 

O que é telefonia IP

O que é o VoIP?

Quais são os benefícios da telefonia IP e VoIP para empresas?

O que é telefonia IP

A tecnologia de Telefonia IP utiliza o protocolo da internet (Protocolo IP) para transmitir voz e permitir a realização de ligações telefônicas. Nesse sistema, a voz é convertida de sinais analógicos para dados, os quais podem ser transmitidos pela internet. 

Para isso, são utilizados aparelhos específicos, bem parecidos com telefones convencionais, mas que utilizam conectores RJ-45 (aquele famoso cabo de rede azul) no lugar do conector padrão de telefonia. Existem também soluções como o ATA, capazes de adaptar telefones comuns analógicos em telefones IP e temos também centrais Telefônicas instaladas fisicamente no cliente ou na nuvem que já são Full IP. 

Apesar de a área tecnológica ser repleta de siglas e terminologias que parecem complicadas, você não precisa se preocupar com nada disso.  Ao contratar serviços desse tipo com a Onlytel, realizamos todo o trabalho, inclusive indicando os equipamentos mais adequados para a sua necessidade. O importante é ter em mente os benefícios que sua empresa passa a ter.

Exemplo de telefone IP

O que é o VoIP?

Esse modelo é bastante parecido com a telefonia IP e por isso algumas pessoas podem achar que se trata da mesma coisa. A diferença básica é que o VoIP (uma contração de “voz sobre IP) não requer um aparelho específico, como no caso da telefonia IP. 

Assim, para realizar uma ligação por VoIP basta um software. Esse é o tipo de tecnologia utilizado quando você realiza uma chamada de voz por Skype ou WhatsApp, por exemplo. 

Sua empresa pode começar a se beneficiar dessas tecnologias a qualquer momento. Para isso, basta possuir um bom serviço de internet e os aparelhos específicos (no caso de telefonia IP) ou instalar programas que fazem as ligações (no caso de preferir os sistemas de VoIP). 

Quais são os benefícios da telefonia IP e VoIP para empresas?

A telefonia via internet apresenta uma série de benefícios em relação às linhas analógicas, sendo a principal a grande redução dos custos das chamadas que, em algumas situações, podem ser até gratuitas. Confira todas as vantagens: 

Redução dos custos com telefonia

No modelo de telefonia sobre IP, as ligações custam, em geral, 1/4 do valor do modelo tradicional.

Na Onlytel, tivemos casos de sucesso em que conseguimos reduzir custos em mais de 50% ao mês em ligações para celulares. Em outro projeto, reduzimos custos de ligações entre filiais de uma empresa de cerca de R$1.000,00 por mês para zero, já que ligações entre dois aparelhos com a mesma tecnologia IP são gratuitas. 

Mobilidade

Essa tecnologia pode ser utilizada em diferentes dispositivos, como smartphones, tablet, note e aparelhos IP´S. Que podem funcionar em qualquer lugar do mundo desde que haja uma boa conexão de internet, possibilitando mobilidade e aumentando a produtividade das empresas.

Versatilidade

Com a tecnologia dos telefones IP/ VoIP, você pode ter diversas facilidades, como atendimento Digital, URA, caixa postal, sistema de gravação, áudio e videoconferências tudo integrado na mesma plataforma

Facilidade de implementação

A implementação da tecnologia IP não é complexa e mesmo que você não tenha os aparelhos específicos, existem os adaptadores que possibilitam o uso.  

Nesse sentido, não é preciso fazer grandes alterações na infraestrutura da empresa, o que torna a implementação e a migração para esse tipo de tecnologia mais simples e menos custosa. 

Gostou do post?

Se você gostou desse post e tem interesse em implementar sistemas de telefonia via IP para reduzir custos com ligações na sua empresa, entre em contato com a Onlytel. Atuamos há mais de 21 anos no mercado e temos sempre a melhor solução para você.