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Em março de 2020, o Governo regulamentou emergencialmente o uso da telemedicina e o Conselho Federal de Medicina permitiu o uso da modalidade de teleatendimento (consulta remota) durante o período de pandemia.

Esse é só um caso recente de como a tecnologia, incluindo a VoIP, está ajudando médicos, pacientes e hospitais em diversas situações e momentos. Neste post, vamos entrar mais nesse tema e trazer alguns exemplos. Acompanhe!

Você pode ir diretamente para o tema de sua preferência clicando no índice abaixo:

Telemedicina e teleatendimento
Comunicação entre médicos
Melhor atendimento e redução de custos
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Telemedicina e teleatendimento

Na resolução do Conselho Federal de Medicina, a telemedicina diz respeito ao “exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e promoção da saúde”.

Uma das modalidades da telemedicina é a teleconsulta, ou seja, uma consulta remota, feita por meio de videoconferência (que utiliza a tecnologia VoIP), por meio do computador, tablet ou smartphone, entre médico e paciente.

Esse tipo de consulta é especialmente interessante para casos de triagem e diagnósticos simples e oferece mais segurança para pacientes e médicos, já que o paciente não precisa se deslocar até o consultório.

Nesse tipo de atendimento, é preciso deixar claro ao paciente as limitações do diagnóstico remoto no caso de exames que necessitem de contato físico e contar com serviços que garantam a confidencialidade e segurança dos dados e da comunicação.

Atualmente, todas as especialidades médicas já podem utilizar a consulta remota, embora algumas tenham mais limitações que outras. É possível, inclusive, que o médico emita receitas e envie ao paciente de forma remota.

Comunicação entre médicos

A telemedicina também estabelece a modalidade “teleinterconsulta”, que serve exclusivamente para médicos trocarem informações e orientações entre si. Dessa forma, um médico do Rio de Janeiro pode pedir auxílio ou opiniões de um especialista no Rio Grande do Sul, via tecnologias suportadas pelo VoIP, e obter um diagnóstico mais preciso.

Melhor atendimento e redução de custos

Outra aplicação bastante interessante da tecnologia VoIP em hospitais é na melhoria do atendimento e redução de custos.

Uma empresa de plano de saúde de abrangência nacional, por exemplo, resolveu criar uma central de atendimento especializada com base no Rio de Janeiro em vez de manter centrais em cada estado, para padronizar o atendimento e criar processos mais eficientes.

Com o VoIP, os usuários do plano de saúde podem ligar de qualquer lugar do Brasil e a chamada é automaticamente encaminhada para a central no Rio sem custo adicional.

Além disso, o VoIP permite gravar as ligações, criar filas de atendimento, monitorar o tempo de chamada e fazer avaliações do atendimento.

Por fim, também é possível criar menus de autoatendimento para que o paciente possa selecionar uma necessidade específica digitando números no teclado do telefone e ser encaminhado para o ramal correto.

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Se este artigo deu uma nova perspectiva sobre como o VoIP pode ajudar na área da saúde e oferecer benefícios a todos: médicos, pacientes e hospitais, leia também nossos outros artigos sobre telefonia IP e seus benefícios.

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