A tecnologia VoIP está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e das empresas. Quem não fez uma chamada de voz ou vídeo nos últimos anos usando plataformas VoIP?
Mas além de facilitar a vida e reduzir custos, o que mais a tecnologia VoIP pode oferecer nos próximos anos? Neste post, vamos falar sobre algumas tendências e possibilidades que devem surgir em breve. Acompanhe!
Quer saber mais sobre uma tendência específica? Clique no índice:
VoIP se consolidando como padrão na telefonia
Tecnologia 5G
Inteligência Artificial
Chatbots por voz
Conclusão
Gostou do post?
VoIP se consolidando como padrão na telefonia
Dificilmente a telefonia tradicional conseguirá se manter competitiva em comparação aos benefícios do VoIP.
Ligações mais baratas, mobilidade, combinação de voz e vídeo, melhor qualidade de áudio nas ligações entre muitas outras características do VoIP vão fazer com que operadoras de telefonia tradicionais fiquem cada vez mais no passado.
Na medida que o acesso à internet se torne mais disseminado e acessível, não mais fará sentido o uso da telefonia convencional. O mais provável é que em algum ponto futuro as operadoras tradicionais passem também a oferecer os serviços VoIP.
Tecnologia 5G
A tecnologia 5G promete transformar diversos segmentos e com o VoIP não será diferente. Com velocidades até 100 vezes maiores do que a da tecnologia atual e menor tempo de latência, as plataformas VoIP serão capazes de realizar chamadas com mais pessoas ao mesmo tempo e qualidade de áudio e vídeo superiores e sem delays.
Inteligência Artificial
Ninguém gosta de ficar navegando por menus intermináveis das URAS, certo?
Com recursos de inteligência artificial ficando cada vez mais presentes e acessíveis, não é improvável pensar em um cenário em que você poderá simplesmente falar qual é o seu problema e um sistema automático entenderá e responderá com a solução.
Imagine ser atendido por um robô mas, em vez de ter que passar por uma sequência de menus, você simplesmente poder falar “quero saber sobre meu pedido” “quero fazer uma troca” ou “chegou uma fatura incorreta” e o sistema entender sua solicitação e informar, em linguagem natural, como um diálogo, qual a solução adequada.
Atualmente, muitos sistemas de inteligência natural já são capazes de entender a linguagem natural (a gente pode simplesmente falar normalmente com eles), como os assistentes de voz (Siri e Alexa, por exemplo).
Com essa tecnologia mais difundida, os atendimentos automatizados das empresas tendem a ser mais eficientes e ágeis.
Chatbots por voz
Chatbots são softwares usados pelas empresas que simulam um bate-papo em que é possível falar sobre dúvidas e resolver problemas sobre os serviços ou produtos.
Esses softwares costumam ter opções pré-definidas, como falar sobre pedidos, falar sobre prazos, falar sobre trocas, etc, e as conversas acontecem via texto.
Com o avanço da inteligência artificial e da tecnologia VoIP, é possível que haja mais chatbots também por voz. Você poderia falar com um chatbot e ouvir as respostas e opções, como acontece com Assistentes de Voz atualmente.
Outra possibilidade seria a inclusão de rotinas de atendimento de chatbots nos próprios Assistentes de Voz já existentes. Assim, você poderia pedir à Alexa para pagar uma fatura do seu cartão ou saber a localização de um pedido do seu e-commerce favorito.
Conclusão
A evolução e maior acesso de novas tecnologias como o 5G e a inteligência artificial impactarão uma série de negócios. Em conjunto com essas tecnologias, a VoIP também ajudará a transformar e aprimorar diversos processos.
Futuramente, poderemos ter melhores atendimentos em URAS, sem a necessidade de labirínticos menus, ligações por voz e vídeos com maior número de usuários e melhor qualidade de vídeo e áudio, além de chatbots por voz com capacidade de entender as demandas dos usuários e oferecer soluções de forma automatizada.
Gostou do post?
Se este artigo ajudou você a imaginar novas possibilidades que o VoIP e novas tecnologias podem trazer para os seus negócios, leia também outros posts sobre VOIP no blog da Onlytel.