Skip to main content
O essencial deste artigo

> Diversos modelos de câmeras foram surgindo para atender as necessidades dos projetos de CFTV.

> As câmeras que compõem os sistemas CFTV são projetadas levando em conta as características dos projetos e dos ambientes que serão monitorados.

> Existem câmeras para monitoramento interno, externo e aquelas mais discretas que se integram ao ambiente e modelos mais ostensivos.

> Existem também câmeras que utilizam o protocolo IP para transmitir imagens via internet, com ótima resolução e recursos.

Conforme detalhamos em nosso post sobre CFTV, Os Circuitos Fechados de TV são um sistema composto por câmeras interligadas a uma central de monitoramento com o objetivo de oferecer mais segurança a estabelecimentos comerciais, condomínios ou residências.

Como esse sistema de segurança é criado de acordo com as características de cada projeto e ambiente, foram surgindo no mercado diversos tipos de câmeras utilizadas em CFTV para atender as mais variadas necessidades. 

Neste post, vamos apresentar os principais modelos de câmeras usadas em CFTV, suas características e onde são aplicadas. Confira:

O que você vai ler:

Câmeras Box

Câmeras Bullet

Câmeras Redoma

Câmeras Speed Dome

Mini Câmeras

Câmeras ocultas

Câmeras IP

Gostou do post?

Câmeras utilizadas em sistemas CFTV
Os sistemas CFTV utilizam uma variedade de câmeras, de acordo com o projeto e ambiente.

Câmeras Box

São câmeras profissionais, em geral utilizadas em projetos de empresas de grande porte, como em aeroportos, empresas de segurança e bancos. 

Esse modelo de câmera é o que possui mais recursos e oferece ótima qualidade de imagens.  Assim como em câmeras fotográficas profissionais, as câmeras box possuem lentes independentes, que variam de acordo com o tipo de ambiente em que forem utilizadas. 

Câmeras Bullet

Esse é o tipo de câmera mais popular do mercado e você certamente já se deparou com uma em condomínios, empresas, estabelecimentos comerciais e mesmo em algumas residências. 

Essas câmeras são empregadas para fazer o monitoramento externo de ruas e áreas públicas, pois em geral apontam para uma direção fixa. Por isso, apresentam mais resistência a fatores ambientais como chuva e poeira. 

Câmeras Redoma

Também chamadas de “Dome”, são equipamentos pequenos em formato de cúpula. Por serem compactas, são empregadas para o monitoramento de ambientes internos. Você já deve ter visto algumas câmeras desse modelo dentro de lojas, presas ao teto, por exemplo. 

As câmeras dome possuem boa cobertura para os ambientes internos e tem um design bonito e discreto para que possam ser agregadas ao layout dos estabelecimentos em que serão instaladas sem chamarem atenção. 

Alguns modelos possuem proteção extra em seu invólucro para que possam ser utilizados também em ambientes externos, chamando menos atenção do que os modelos Bullet. 

Câmeras Speed Dome

Possuem formato semelhante ao das câmeras Redoma, mas são um pouco maiores e mais sofisticadas. São utilizadas em ambientes onde é necessário monitorar muitos elementos simultaneamente, como aeroportos, shoppings e estacionamentos. 

As câmeras speed dome podem ser movimentadas remotamente vertical e horizontalmente e possuem sistema de zoom bastante eficiente (com aproximações de até 30x, por exemplo). 

Mini Câmeras

São câmeras pequenas e mais simples, que atingem uma pequena área de cobertura. Conhecidas por serem discretas, esses modelos caíram em desuso por serem superadas pelas câmeras redoma. 

Câmeras ocultas

São modelos de pequenas dimensões utilizados para espionagem ou gravação de imagens sem que as pessoas percebam.  

Em geral, são escondidas dentro de objetos que compõem o ambiente ou se disfarçam de objetos como relógios, canetas, porta-retratos, óculos, etc. 

Por serem muito compactas, a qualidade da imagem e seus recursos são mais limitados. 

Câmeras IP

Todos os modelos descritos anteriormente podem ser encontrados também na versão IP. Câmeras IP podem transmitir as imagens capturadas diretamente pela internet, com resolução de imagem Full HD e até 4K. 

Os sistemas de CFTV IP são uma tendência no mercado e oferecem recursos inovadores em monitoramento e segurança. Leia nosso post dedicado exclusivamente a CFTV IP para saber mais detalhes e conhecer os benefícios dessa tecnologia. 

Gostou do post?

Se você se interessa por sistemas de CFTV para monitorar e melhorar a segurança da sua empresa, condomínio ou residência entre em contato com a Onlytel. Atuamos há 21 anos no mercado e temos sempre a melhor solução para você, agora também em CFTV.

Quer saber mais sobre este produto ou serviço? Entre em contato:

    * Campos obrigatórios.