Quem acompanha o blog da Onlytel já sabe o que é CFTV IP e quais os seus benefícios. Agora, separamos algumas dicas especiais para quem quer implementar um projeto CFTV IP de sucesso e melhorar a segurança do seu ambiente. Confira!
Quer ler uma dica específica? É só clicar no índice
Entenda o ambiente e o objetivo do projeto
Atenção com a conexão
Utilize equipamentos de qualidade
Central de monitoramento para grandes projetos
Atenção ao backup
Este post ajudou você?
Entenda o ambiente e o objetivo do projeto
Cada projeto tem suas próprias características e objetivos. Um circuito fechado para monitorar uma residência é diferente de um que vai monitorar uma empresa, que por sua vez é completamente diferente de um projeto para um grande estádio, por exemplo.
Além disso, cada casa, empresa ou ambiente tem suas próprias características e particularidades. E ainda, cada projeto tem seus objetivos próprios. Um projeto residencial pode ser feito para monitorar crianças, idosos ou pets, enquanto outro pode ter como objetivo prevenir furtos.
Entender bem as características do local e o objetivo do projeto permite estabelecer quais tipos de câmeras serão as melhores soluções para o cliente, a infraestrutura necessária e o tipo de intervenção que será preciso fazer no local.
Por isso, o primeiro passo para qualquer projeto CFTV de sucesso é ter certeza de que você conta com profissionais que realmente entendem o objetivo do seu projeto e o seu ambiente.
Atenção com a conexão
As câmeras IP, utilizadas nos projetos CFTV IP, usam a conexão com a internet disponível no local em que são instaladas. Para garantir a qualidade das imagens e que tudo funcione corretamente, é preciso se certificar de que a largura de banda disponível suporta o projeto.
Não adianta utilizar câmeras com resolução altíssima, como 4K, se a internet disponível não tiver velocidade e largura de banda suficientes. Quanto maior a resolução das câmeras, mais banda é preciso.
Além disso, a quantidade de equipamentos conectados ao sistema também deve ser levado em consideração, pois cada câmera conectada simultaneamente enviará informações de vídeo para o sistema responsável por armazenar e gerenciar as gravações.
Utilize equipamentos de qualidade
Para que o sistema de CFTV IP esteja completo, além das câmeras IP, também serão necessários equipamentos como switches para conectar todos os dispositivos, roteadores e HD especiais para armazenar as filmagens.
Alguns equipamentos, como os HD´s, devem ser específicos para projetos CFTV IP. Portanto, certifique-se de contar com profissionais especializados para que seu projeto seja a solução ideal para suas necessidades.
Central de monitoramento para grandes projetos
Os sistemas CFTV IP oferecem a comodidade de poder visualizar as imagens das câmeras a partir de um smartphone ou tablet.
Porém, em ambientes maiores, como grandes empresas, aeroportos ou estádios, o ideal é montar uma central de controle com diversos monitores para visualizar todas as imagens com detalhes.
Também é preciso ter profissionais capacitados para acompanhar o monitoramento e acionar os departamentos responsáveis caso algo diferente do habitual seja captado nas filmagens.
Atenção ao backup
Uma dica bem interessante é utilizar cartões de memórias nas câmeras IP como backup. Assim, mesmo que haja alguma falha no HD ou em outro equipamento, ainda será possível recuperar as imagens pelos cartões de memória.
Caso o orçamento não possibilite ter cartões em todas as câmeras, tente utilizar esse recurso pelo menos nos pontos principais do local.
Este post ajudou você?
Se essas dicas ajudaram você a entender melhor em quais pontos você deve prestar atenção na hora de criar um projeto CFTV IP de sucesso, leia também outros posts sobre o tema no blog da Onlytel.
E para garantir que seu projeto seja criado por profissionais altamente capacitados, entre em contato com a Onlytel. Atuamos há 21 anos no mercado e temos sempre a melhor solução para você!