O essencial deste artigo
> A telefonia IP utiliza o protocolo de internet, IP, para realizar chamadas telefônicas. Por utilizar esse protocolo, é possível adicionar novos serviços e recursos às chamadas.
> Entre alguns desses recursos, destacamos a possibilidade de fazer conferências por voz e vídeo, sistemas de avaliação de chamadas, relatórios para controle e gestão dos atendimentos e dos custos, mensagens de espera personalizadas, encaminhamento e redirecionamento de chamadas, entre outros.
> Além disso, essa tecnologia reduz consideravelmente os custos com ligações telefônicas, além de oferecer mais mobilidade, flexibilidade e facilidade de implantação.
Conforme já explicamos em um post anterior, a telefonia IP e o VoIP é a tecnologia que usa o protocolo IP, da internet, para realizar chamadas telefônicas.
É uma forma mais moderna de fazer ligações, que apresenta uma série de benefícios para as empresas, principalmente a redução nos custos.
Além disso, a telefonia IP, por utilizar a internet para transmissão de dados, permite agregar uma série de serviços às chamadas de voz, os quais permitem oferece um serviço muito mais completo e eficiente aos clientes.
Neste post, vamos destacar alguns desses serviços que podem ser utilizados em centrais telefônicas que utilizam a telefonia IP e como eles adicionam mais inteligência e eficiência. Acompanhe.
Veja o que você vai ler adiante:
Serviços que agregam novas funcionalidades às ligações IP
Conferência entre várias pessoas por voz ou vídeo
Encaminhamento e reencaminhamento de chamadas
Outros benefícios da telefonia IP
Serviços que agregam novas funcionalidades às ligações IP
A telefonia IP, ao utilizar a internet, oferece grande flexibilidade para agregar outros serviços vão além das simples ligações por voz. Confira alguns que podem tornar sua empresa mais eficiente:
Conferência entre várias pessoas por voz ou vídeo
Você pode fazer reuniões com colaboradores de diversos departamentos da empresa por voz ou vídeo, tornando as comunicações internas simples e fáceis.
Avaliação de atendimentos
O sistema de avaliação de atendimento pode ser adicionado para sua empresa medir o grau de satisfação com o serviço de atendimento ao cliente (SAC). Alguns serviços permitem exportar os dados de atendimento no formato Excel para a criação de relatórios e também a localização das gravações a partir do número de protocolo gerado.
Confirmação de consultas
Sistema que automatiza a rotina de confirmação de consultas médicas. Muitas clínicas têm rotina de ligar para os pacientes para que eles confirmem se irão às consultas marcadas. Essa rotina ainda é feita de forma manual, o que consome tempo das recepcionistas.
A telefonia IP permite que um software automatize esse procedimento, podendo realizar diversas ligações simultâneas e escolhendo a forma mais barata de fazer a ligação.
Gestão e controle
Para empresas que utilizam centrais telefônicas IP (PABX), é possível conectar softwares de gestão e controle que oferecem recursos como visualização em tempo real do status de cada ramal, histórico de ligações do usuário, tempo de atendimento, entre outras.
Relatório de tarifa
Permite analisar os custos com ligações por setor, área, departamento ou centros de custo. As informações podem ser exportadas em formato Excel para a geração de relatórios.
Encaminhamento e reencaminhamento de chamadas
Uma ligação para sua empresa pode ser direcionada para seu celular se você estiver fora, permitindo muito mais mobilidade e flexibilidade. As ligações encaminhadas podem ser atendidas em qualquer lugar com acesso à internet, até em outro país.
Espera telefônica personalizada
Permite configurar uma mensagem personalizada para sua empresa enquanto o cliente espera pelo atendimento, passando uma imagem mais profissional.
Outros benefícios da telefonia IP
Além de adicionar uma série de serviços às ligações telefônicas, a utilização da telefonia IP nas empresas tem como principal benefício a redução nos custos de ligações.
A telefonia IP também oferece mais mobilidade, flexibilidade e sua implementação na organização não é complexa. Dessa forma, não é necessário alterações consideráveis na infraestrutura da empresa, o que torna a implementação e a migração para esse tipo de tecnologia mais simples e menos custosa.
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Divulgação:
A telefonia IP vai além da transmissão de voz. Sabia que é possível adicionar diversos outros serviços que automatizam funções e facilitam a gestão e o controle, por exemplo? Leia nosso novo post e conheça alguns dos serviços mais interessantes da telefonia IP para sua empresa.