Skip to main content

A procura por câmeras térmicas aumentou consideravelmente neste período de pandemia.

Como o próprio nome sugere, essas câmeras conseguem medir a temperatura de pessoas e objetos e têm sido usadas para diversas funções em sistemas de CFTV IP.

Neste post, vamos explicar como as câmeras térmicas funcionam e as principais aplicações no dia a dia de empresas, shoppings e demais estabelecimentos comerciais. Confira!

Se quiser saber mais sobre um tema específico, é só clicar no índice:
O que são câmeras térmicas?
Como funcionam as câmeras térmicas?
Câmeras térmicas e inteligência artificial
Como é feito o monitoramento de temperatura em um CFTV IP?
Principais usos das câmeras térmicas no dia a dia das empresas
Medição de temperatura corporal de clientes e colaboradores
Detecção de incêndios
Monitoramento de equipamentos
Esse post foi útil para você?
Veja também:

O que são câmeras térmicas?

São câmeras que conseguem detectar e medir a temperatura de pessoas e objetos. Elas possuem lentes híbridas: uma lente comum atua em conjunto com a lente térmica, que gera imagens luminosas.

As câmeras térmicas podem fornecer imagens apenas térmicas, representadas por mapas de calor (com cores mais puxadas para o vermelho indicando locais com temperatura mais alta e tons de azul indicando os mais frios) ou mapas térmicos sobrepostos à imagem comum.

No mercado, existem opções de câmeras térmicas de alta resolução e precisão de temperatura de mais ou menos 1ºC. Ou seja, além de imagens com ótima qualidade, ainda há excelente precisão na medição da temperatura.

Como funcionam as câmeras térmicas?

Todo objeto, pessoa ou corpo com temperatura acima do zero absoluto emite uma radiação infravermelha, invisível a olho nu. E quanto maior for a temperatura do corpo, maior é a radiação que ele emite.

As câmeras térmicas possuem sensores capazes de medir essa radiação e, a partir dela, dizer qual é a temperatura correspondente. Atualmente, existem câmeras capazes de medir a temperatura com precisão de até 1 grau para mais ou para menos.

Além disso, essas câmeras podem ser utilizadas com um equipamento medidor de precisão. Esses medidores controlam a temperatura de uma superfície e emitem um referência para a câmera, fazendo com que a precisão chegue a mais ou menos 0,3 graus.

Câmeras térmicas e inteligência artificial

Conforme já explicamos aqui no blog, as câmeras IP que compõem sistemas CFTV IP podem contar com sistemas de inteligência artificial que oferecem ainda mais recursos de segurança.

Nas câmeras térmicas, por exemplo, é possível que haja também os recursos de detecção facial e identificação de uso de máscara.

Além disso, o sistema pode emitir automaticamente um aviso ou alarme caso identifique uma pessoa ou objeto com temperatura acima do limite configurado.

Também pode ser usado o recurso de cerca virtual para fazer o monitoramento e controle de acesso a locais. Dessa maneira, as câmeras IP com inteligência artificial oferecem soluções completas para a segurança.

Como é feito o monitoramento de temperatura em um CFTV IP?

Um sistema CFTV IP para o monitoramento térmico é formado por uma câmera ou conjunto de câmeras térmicas híbridas. Também é possível utilizar um equipamento de medição de precisão caso seja necessário medir a temperatura com o máximo de confiabilidade.

O sistema é conectado a um gravador inteligente de vídeo, que é capaz de fazer o reconhecimento facial, identificação de objetos e pessoas, identificação do uso de máscaras, remoção de objetos, etc.

Por fim, também é utilizado um aplicativo de gestão, que controla as câmeras, cria relatórios, emite alarmes e gerencia os recursos de inteligência artificial.

Principais usos das câmeras térmicas no dia a dia das empresas

As câmeras térmicas podem ser empregadas para uma série de funções no dia a dia das empresas. Aqui destacamos os principais usos.

Medição de temperatura corporal de clientes e colaboradores

Com o cenário de pandemia, as câmeras térmicas têm sido utilizadas por empresas, shoppings, aeroportos e outros estabelecimentos para monitorar e medir a temperatura corporal de clientes e colaboradores.

O sistema pode ser programado para emitir alertas, bloquear catracas ou identificar pessoas caso haja alguém com mais de 37º, por exemplo. Assim, se a pessoa também tiver outros sintomas, pode ser orientada a procurar uma unidade de saúde ou a fazer a testagem.

Esse tipo de CFTV também pode ser programado para monitorar quem não está usando máscara para que essas pessoas possam ser orientadas sobre os protocolos do estabelecimento.

Detecção de incêndios

As câmeras térmicas também são grandes aliadas para monitorar incêndios em locais remotos de difícil acesso, como fronteiras.  Assim, as câmeras são instaladas e o monitoramento é feito a distância, com alertas em caso de detecção de incêndios.

Além disso, esse  tipo de CFTV também pode fazer o reconhecimento facial e criar cercas virtuais que disparam alarmes caso alguém entre ou saia da área preestabelecida.

Monitoramento de equipamentos

Em indústrias que trabalham com equipamentos de alta temperatura, as câmeras térmicas auxiliam no monitoramento e aumento da segurança.

O sistema pode enviar alertas sempre que um objeto ultrapassar a temperatura de segurança permitida e até mesmo ativar sistemas de emergência automaticamente.

Esse post foi útil para você?

Se este artigo ajudou você a entender como as câmeras térmicas funcionam e como ajudam a aumentar a segurança no dia a dia das empresas, leia também outros posts sobre CFTV IP no blog da Onlytel.

Veja também:

Cara, crachá: como funciona o reconhecimento facial no CFTV IP
CFTV: Conheça os principais tipos de Câmeras e onde são utilizadas
O que é CFTV IP