O Circuito Fechado de TV (TV) é uma ferramenta indispensável para aumentar a segurança da sua empresa ou condomínio. Com esse sistema, é possível monitorar e gravar imagens de diversos ambientes por meio de câmeras de segurança estrategicamente posicionadas.
Em publicações anteriores, explicamos com mais detalhes o que é CFTV e seus benefícios. Falamos também sobre o CFTV IP e suas diferenças para o circuito fechado com câmeras analógicas.
Agora, vamos mostrar algumas dicas sobre como escolher as câmeras mais adequadas para compor o seu CFTV. Acompanhe:
Ao longo do post, vamos abordar os seguintes temas:
Câmeras analógicas X Câmeras IP
Dicas para escolher a câmera ideal para sua empresa
Qual ambiente será monitorado?
Amplitude de área a ser monitorada
Objetivo do monitoramento
Iluminação do ambiente
Resistência e durabilidade
Recursos complementares
Câmeras analógicas X Câmeras IP
Antes de falarmos especificamente das câmeras, vamos recapitular as diferenças entre as câmeras convencionais, analógicas e as câmeras IP, que utilizam a internet para a transmissão dos dados.
As câmeras analógicas são conectadas à central por meio de cabos coaxiais e, quando necessário fazer a gravação dos vídeos, funcionam com aparelhos DVR (gravadores de vídeo digital).
Por necessitarem de cabeamento físico, os sistemas com câmeras analógicas são mais difíceis de serem escalados, caso haja necessidade de acrescentar mais câmeras. Além disso, esses sistemas possuem um número fixo de câmeras e armazenamento que podem suportar.
Por outro lado, os sistemas com câmeras IP são mais flexíveis e escaláveis, permitindo que mais câmeras sejam acrescentadas se necessário. Também não há número fixo de câmeras que o sistema suporta e as imagens podem ser gerenciadas pelo computador, smartphone ou tablet.
Outro benefício das câmeras IP é que, como não precisam de infraestrutura dedicada, como no caso das analógicas, o custo de instalação e manutenção é menor. Além disso, as câmeras P alcançam resolução de imagem maior que as analógicas e contam com recursos inteligentes como detecção de movimento, mapa de calor, cerca virtual, entre outros.
Dicas para escolher a câmera ideal para sua empresa
Para montar um projeto de CFTV é ideal contar com uma empresa com experiência no mercado para estudar o ambiente e indicar os melhores posicionamentos, montar a infraestrutura e indicar as melhores câmeras.
Porém, separamos algumas dicas que podem ajudar você a entender melhor o projeto do seu fornecedor. Confira:
Qual ambiente será monitorado?
Existem câmeras mais indicadas para ambientes externos e outras que são melhores para interiores. Umas são mais discretas, outras ostensivas. Neste artigo, detalhamos os principais tipos de câmeras e onde são utilizadas.
Amplitude de área a ser monitorada
A distância entre a câmera e a área a ser monitorada também importa para a escolha do equipamento. Em ambientes externos e grandes, é preciso utilizar câmeras com alcance maior. Já em ambientes internos, o alcance não precisa ser tão grande.
Objetivo do monitoramento
A qualidade das imagens (resolução) tem relação com o objetivo do monitoramento. Quando o projeto visa apenas acompanhar a movimentação de determinado local, não há necessidade de equipamentos com alta resolução.
Já quando a ideia é poder identificar pessoas, placas e objetos, as câmeras com alta resolução (como Full HD) são mais indicadas. Dessa forma, será possível enxergar mais detalhes nas imagens e fazer aproximações com mais qualidade.
Iluminação do ambiente
Se o projeto de CFTV precisa monitorar ambientes também no período da noite ou locais pouco iluminados, é necessário optar por câmeras com suporte a visão noturna. Além disso, vale a pena investir em modelos que também disponham de luz infravermelha.
Resistência e durabilidade
Para monitorar ambientes externos, sujeitos a ação da chuva, raios, poeira, etc, é recomendado utilizar câmeras com materiais mais resistentes.
Recursos complementares
É possível ainda optar por câmeras que fazem reconhecimento facial e de placas, disparam alarme caso uma linha virtual pré-definida seja cruzada ou um objeto seja tirado de determinada posição, exibem o mapa de calor do ambiente, fazem contagem de pessoas, entre outros recursos.
Gostou do post?
Se você se interessou pelas vantagens e funcionalidades do PABX em Nuvem, leia também nossos outros artigos sobre telefonia IP e benefícios para sua empresa. Para começar a reduzir custos com as suas ligações, entre em contato com a Onlytel. Atuamos há 21 anos no mercado e temos sempre a melhor solução para você.