A telemedicina e teleconsulta foram autorizadas em abril do ano passado e, desde então, vem sendo uma boa opção para profissionais da saúde e pacientes realizarem consultas e serem atendidos com mais segurança e tranquilidade em tempos de pandemia.
Seu hospital ou clínica já oferece essas modalidades aos seus clientes ou se pretende realizar atendimentos remotos? Em crescimento, muitas operadoras de planos de saúde oferecem assinaturas especiais para uso exclusivo de telemedicina.
Confira neste post como se preparar para essa nova realidade de consultas e atendimentos na sua clínica com a tecnologia VoIP e o sistema de cabeamento estruturado.
Se tiver interesse em um tópico específico, é só clicar neste índice:
Telemedicina e infraestrutura de tecnologia
Cabeamento estruturado para conexão de qualidade
PABX em nuvem para gerenciar os ramais
Não se esqueça do básico
Precisa de ajuda com o preparo da sua infraestrutura para a telemedicina?
Veja também
Telemedicina e infraestrutura de tecnologia
Para que possam prestar serviços de telemedicina, hospitais e clínicas devem possuir infraestrutura tecnológica apropriada, segundo recomendação do Conselho Federal de Medicina.
Além disso, o serviço deve garantir o sigilo, privacidade e confidencialidade de médicos e pacientes. O atendimento deve ser ágil, fácil e cômodo.
Para que esses requisitos sejam preenchidos, acompanhe as adaptações e tecnologias necessárias, que serão detalhadas nos próximos tópicos.
VoIP para comunicação em vídeo
Para a realização de teleconsultas, são utilizados aplicativos de comunicação por vídeo via internet que podem ser acessados pelo celular ou computador.
Mas não se trata de programas como Skype ou WhatsApp.
São apps desenvolvidos especificamente para a área médica, que atendem aos requisitos de segurança, confidencialidade e sigilo de acordo com as normas técnicas.
Independentemente do aplicativo escolhido pela clínica, ele utilizará a tecnologia VoIP para transmitir áudio e vídeo.
Por isso, você pode falar com um fornecedor de confiança para preparar a infraestrutura de internet para garantir que haja conexão de qualidade em toda a clínica e suporte técnico adequado.
Cabeamento estruturado para conexão de qualidade
A prática da telemedicina depende da conexão com a internet. Portanto, é fundamental garantir a qualidade e disponibilidade do sinal em toda a área da clínica em que as consultas remotas serão feitas.
Além de pensar nos equipamentos básicos para que haja conexão com a internet e distribuição do sinal, como roteadores e acess points, é recomendado adotar o sistema de cabeamento estruturado.
Conforme detalhamos em posts anteriores, o cabeamento estruturado previne até 70% das falhas nas redes, melhora a performance do sinal e reduz custos com manutenção, expansão e atualização do sistema.
Além disso, o cabeamento estruturado permite transmitir sinais de telefonia IP, teleconsulta e acesso a internet de forma centralizada e otimizada, melhorando a performance de todos os equipamentos que utilizam a internet na clínica.
PABX em nuvem para gerenciar os ramais
O PABX em nuvem é a solução mais moderna para gerenciar ramais nas empresas e já bastante adotado em hospitais e clínicas.
Um bom sistema de PABX em nuvem permite gravar as chamadas recebidas, criar filas de espera para o atendimento, criar menus personalizados e gravações de boas vindas.
Também é possível integrar o PABX a um sistema de CRM para gerenciar as consultas e ter históricos dos atendimentos, duração das consultas, especialidades mais acessadas e mais.
Não se esqueça do básico
Toda essa infraestrutura é muito importante, mas não devemos esquecer do básico. Para chamadas de qualidade, invista em bons headsets com cancelamento de ruído e boas webcams.
Os headsets com cancelamento de ruído ajudam a reduzir barulhos do ambiente, como sons da rua e aqueles veículos barulhentos que passam bem na hora da consulta. Já as câmeras com alta definição oferecem a melhor qualidade de imagem para os atendimentos. Lembre-se de ficar em um local com boa iluminação.
Precisa de ajuda com o preparo da sua infraestrutura para a telemedicina?
A Onlytel atua há mais de 20 anos no mercado e trabalha com projetos personalizados para as necessidades de cada cliente.
Atuamos do início ao fim do projeto para que você não se preocupe com nada. Tudo estará funcionando perfeitamente e pronto para iniciar as consultas.
Oferecemos as melhores soluções em VoIP e cabeamento estruturado, sempre com materiais e equipamento de alta qualidade.
Se quiser saber mais ou fazer um orçamento, entre em contato com a gente.
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