Utilizar um sistema desatualizado de CFTV pode trazer custos para sua empresa. Assim como computadores e servidores de uma empresa são trocados de tempos em tempos, as câmeras de segurança também devem ser atualizadas.
Neste post, vamos mostrar por que negligenciar a atualização do CFTV aumenta os custos para sua empresa e ainda limita os recursos de segurança, acompanhe!
Vamos abordar os seguintes temas ao longo do texto:
Falhas e tempo de parada
Qualidade inferior
Custos de armazenamento
Menos recursos
Conclusão
Este post ajudou você?
Falhas e tempo de parada
Todo equipamento eletrônico começa a apresentar mais falhas conforme vão ficando antigos. Quanto mais antigo o equipamento, maior a frequência de falhas e mais necessárias são as manutenções e tudo isso representa custo.
Para empresas maiores, com muitas câmeras no sistema, o custo das manutenções pode rapidamente escalar, pesando no orçamento. Já para organizações pequenas, com poucas ou apenas uma câmera, por exemplo, o tempo de parada para a manutenção pode significar uma grande perda ou a perda total da área monitorada.
Outra questão relevante é que é mais difícil encontrar componentes para equipamentos mais antigos. Portanto, a manutenção pode ser mais demorada, pois será necessário localizar um local que tenha a peça e esperar que ela seja entregue.
Por outro lado, câmeras IP mais novas apresentam menos falhas e, em alguns casos, o técnico consegue oferecer suporte e resolver problemas remotamente. Além disso, certamente será mais fácil encontrar as peças necessárias caso seja preciso trocar alguma parte.
Qualidade inferior
A qualidade e a resolução das imagens de CFTV melhorou bastante nos últimos anos. Se sua empresa utiliza equipamentos antigos, pode se frustrar quando precisar identificar alguma pessoa nas filmagens e não conseguir devido a imagens com muita granulação e baixa qualidade.
As câmeras analógicas antigas também têm mais dificuldade de conseguir boas imagens em condições de baixa iluminação. Além disso, a qualidade do zoom também tende a ser inferior, produzindo muita granulação.
Em contrapartida, as câmeras IP atuais capturam imagens em alta resolução e têm capacidade de zoom que permitem identificar a placa de veículos em um estacionamento, por exemplo. Essas câmeras também possuem recursos que permitem acessar as imagens de um celular, reconhecer placas, criar cercas virtuais e muito mais.
Custos de armazenamento
As câmeras analógicas usam equipamentos chamados DVR para armazenar as filmagens. Os DVR, porém, não têm capacidade para armazenar grande quantidade de informação. Dessa forma, empresas que precisam manter muitas horas de filmagem têm que gastar mais para adquirir maior quantidade de DVRs.
Já as câmeras IP utilizam mecanismos de compressão de imagem que reduzem o tamanho dos arquivos de gravação a cerca de um quarto do tamanho. Esses codecs de compressão permitem gravar mais horas de filmagem, mantendo a qualidade, enquanto reduzem a necessidade de maior espaço para armazenamento.
Dessa forma, sua empresa reduz custos com armazenamento e ainda consegue manter filmagens com melhor qualidade de imagem, que podem ser ampliadas e examinadas em melhores detalhes.
Menos recursos
Para verificar as filmagens do seu CFTV você precisa ir até uma sala de monitoramento e acessar monitores de TV? Além dessa mobilidade reduzida, as câmeras analógicas contam com poucos recursos que os equipamentos IP mais modernos oferecem.
Com câmeras IP, é possível acessar as imagens remotamente pelo celular ou tablet, além de integração com sistemas de alarmes. Já explicamos em posts anteriores, por exemplo, que há câmeras com recurso de criar cercas ou linhas virtuais que disparam alarmes quando alguém cruza o perímetro delimitado ou retira um objeto da área marcada.
Conclusão
Neste post, explicamos por que manter sistemas CFTV analógicos antigos na sua empresa representa mais custos e recursos limitados. Sistemas mais antigos demandam mais manutenção, estão sujeitos a mais falhas e oferecem menos qualidade de imagem.
Além disso, esses sistemas também demandam mais custos para o armazenamento das filmagens e não oferecem diversos recursos mais modernos, como o acesso remoto às imagens e integração com alarmes.
Veja também outros posts sobre CFTV
O que é CFTV
O que é CFTV IP
Conheça os principais tipos de câmeras CFTV e onde são usadas
Como escolher as câmeras ideais para seu CFTV
Este post ajudou você?
Se este artigo ajudou você a entender por que é importante atualizar os equipamentos de segurança, leia também nossos outros artigos sobre CFTV IP e benefícios para sua empresa.
E para implementar ou otimizar sistemas de segurança na sua organização, entre em contato com a Onlytel. Atuamos há 21 anos no mercado e temos sempre a melhor solução, agora também em CFTV!