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A tecnologia VoIP é uma ótima aliada para a redução de custos com telefonia na sua empresa, além de oferecer diversos outros benefícios, como mobilidade e recursos inteligentes.

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Apesar disso, diversos fatores podem influenciar na performance do dia a dia ao utilizar o VoIP, como a qualidade e a experiência da empresa que implementou o sistema, a operadora de telefonia IP, entre outros.

Neste post, vamos explicar como resolver os principais problemas que podem surgir durante a utilização do VoIP na sua empresa. Confira:

Ao longo do artigo, vamos falar sobre os tópicos:
Chiado
Eco e atraso no áudio
Ligações interrompidas
Não é possível fazer ligações
Ligação sem som
Ligações caindo na Caixa Postal
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Chiado

Os chiados, áudio cortados ou ruídos intermitentes são sintomas de interferência eletromagnética, equipamentos danificados ou largura de banda insuficiente.

É possível sanar problemas de chiado adotando os seguintes procedimentos: verifique se os cabos estão danificados, afaste os equipamentos eletrônicos dos equipamentos VoIP para evitar a interferência e faça um teste de velocidade da sua internet para verificar se o serviço está funcionando bem.

Eco e atraso no áudio

Esses problemas geralmente são causados devido à latência, atraso no headset ou dos próprios equipamentos. Para resolvê-los, verifique se tudo está corretamente conectado e os softwares atualizados.

Além disso, desconecte e conecte o telefone novamente. Esse procedimento limpa o buffer e faz com que o aparelho ressincronize com a internet.

Se você utiliza headsets bluetooth, teste com um convencional. Às vezes, os headset sem fio apresentam atrasos. Por fim, verifique se a conexão com a internet está funcionando corretamente.

Ligações interrompidas

Geralmente, as ligações caem quando os equipamentos não estão com o firmware atualizado por problemas no protocolo UDP. O problema pode ser resolvido atualizando o firmware dos aparelhos e ajustando as configurações UDP do roteador ou utilizando o protocolo TCP.

Não é possível fazer ligações

Se você não consegue fazer ligações para números externos ou se um “X” aparece na tela do Telefone IP, é provável que esteja utilizando dois roteadores que estão enviando pacotes críticos de dados.
Para a solução desse problema, evite utilizar dois roteadores, pois isso pode atrapalhar o fluxo de dados. Além disso, você também pode conectar os telefones IP a uma rede local virtual (VLAN).

Ligação sem som

Quando as ligações são completadas mas não é possível ouvir a outra pessoa, há boas chances de que seu firewall esteja bloqueando os pacotes do protocolo de transporte em tempo real (RTP). Para solucionar o problema, será necessário abrir algumas portas do firewall.

Ligações caindo na Caixa Postal

Se o telefone IP não está chamando, as ligações podem estar caindo na Caixa Postal. Para resolver, verifique se o aparelho não está configurado para o modo “Não Perturbe”. Veja também se os aparelhos estão registrados corretamente na sua operadora IP.

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